23.4.08

Da soberania do tempo e do cinismo político


A foto de Andre Dusek, da Agência Estado, fala por si. Mas não pude deixar de postar e comentar mais de 20 anos de poder máximo tupiniquim nela reunidos, com ares de civilidade e até uma certa alegria, na posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

É o tal cinismo político, eu diria. Penso o quanto o tempo é soberano e, definitivamente, as diferenças ideológicas, políticas, éticas e morais não fazem parte do nosso show.

Penso no tempo de Sarney, com seus fiscais de plantão nos supermercados e uma inflação desestruturante. Penso em Collor, o caçador de marajás pop e arrogante, descendo a rampa caçado e desmoralizado. Penso em FHC, o intelectual vaidoso da histórica esquerda mais à direita que seus opositores, jogando oito anos de lixo embaixo do tapete. E em Lula, que tudo diz, tudo pode, tudo faz em nome do povo que o carrega, a despeito da sua cegueira aos escândalos.

Penso - e isso é o mais preocupante, que a foto é para mim, no máximo, inquietante. Há um certo incômodo, mas também uma certa complacência a essa demonstração pública de diplomacia.

Sinal dos tempos?

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo que a foto é de um cinismo inquietante, talvez porque queiramos que eles se engalfinhem, ou se estapeiem, porque é mais humano, embora menos político.

mas além disso, das nossas lembranças recentes sobre as retratadas personas e suas marcas, o que dizer...essa é mais uma expressão dessa arte tão comentada e pouco vivida, pouco entedida em sua plenitude, da retórica e das várias possibilidades....

beijos