31.3.08

Futebol, blogs e ética

Está no blog Futepoca. A Nike criou um site sobre a "recuperação" do seu patrocinado Ronalducho, que fez uma cirurgia no tendão do joelho esquerdo. Até aí tá tudo certo. Mas resolveu usar uma estratégia de marketing viral junto aos blogueiros, para divulgação do site, através de uma empresa especializada em "estratégias para mídias sociais". Gritaria geral. Pra uns, é claro, que entendem a abordagem como uma tentativa de compra de conteúdo. Outros, entendem como uma ação de "marketing" comum e ficaram bem felizes em estabelecer parceria com a Nike, mesmo que futura. Sim, porque o e-mail de "instruções" encaminhado pela empresa de viralização propõe um Post-Piloto! É isso aí: "se der resultado, a gente volta a conversar".

Em campo, mais uma vez, a discussão ética que permeia o mundo dos blogs, recheada de perguntas: Por seu caráter "amador", blog é espaço jornalístico? Blog feito por não-jornalistas é blog jornalístico? Os blogueiros não-jornalistas estão livres do compromisso ético de preservar o conteúdo? Marketing viral não é uma ação legítima na Internet em outros modelos de interação, por que os blogs ficariam de fora? Os meios convencionais não usam a mesma prerrogativa ao "publicizarem" seus conteúdos com cadernos especiais (produzidos por jornalistas, sim), merchandising e afins? Será que tudo não é uma questão de criação de princípios, de normatização? Confesso que tenho dúvidas sobre muitas dessas questões. Mas também acho que "tudo demais é sobra".

Um comentário:

Anônimo disse...

nao entendo a palavra normatização, com base na inexatidão do conceito de ética educacional, como o instrumento ideal. Eu vejo a internet além do meio de consumo de massa, vejo com pelos olhos da adaptabilidade social e por isso a discussão sobre conteúdo passa pela discussão do palavrão, do emprego informal, do cinto de segurança, da legalização do jogo do bicho...é uma questão aberta e ainda sem respota, por muito tempo...beijos.
marco