18.7.10

40k inova a publicação de ebooks: contos, novelas e ensaios em várias línguas

Primavera italiana. Em um café da manhã em Milão Marco Ghezzi (ex CEO da Apogeo), Marco Ferrario (ex CEO da Sperling & Kupfer) e Giuseppe Granieri (professor e pesquisador em cultura digital da Università di Urbino Carlo Bo)  decidiram fazer algo novo no mercado editorial online.
Os três, também escritores e colaboradores de sites sobre comunicação, vinham há muito tempo acompanhando e discutindo a transição da publicação de livros para o suporte digital. Pensavam em novos formatos para os títulos e na possibilidade de publicá-los em várias línguas.
Em comum a idéia de caracterizar os textos em cerca de quarenta mil caracteres de "narrativa". Assim surgiu o 40k Books, um site que organiza livros de diferentes idiomas e mercados, com proposta colaborativa.

      

Eu presto atenção em tudo que Giuseppe Granieri pensa e faz no mercado editorial on e offline. É um dos meus ídolos acadêmicos e, agora, graças às redes sociais, meu amigo. Conheci o professor Granieri através de Marcos Palacios, que me emprestou La società digitali (2006), leitura obrigatória para quem se interessa pelo comportamento dos usuários da internet.
Desde então leio o que ele produz e acompanho seu movimento como pesquisador. Umanità Accresciuta (2009) é hoje um dos livros de cabeceira, também fundamental para quem estuda as transformações da vida social, afetiva e emocional com o advento da internet e das redes.
O site 40k é resultado de um pensamento inovador sobre uma forma de interação, produção e distribuição de conteúdo cultural. Gostei tanto da idéia que uma troca de e-mails com o professor Granieri para saber mais virou uma pequena estrevista, que achei importante reproduzir aqui. Vejam lá e participem também do projeto. 

Nenhum comentário: